Quarta de “Finais” (10)

Imagem ilustrativaEssa é uma coluna semanal que contém um estudo de final para os leitores tentarem resolver, e através dos comentários poderem discutir as possíveis soluções. Na próxima quarta-feira publicaremos a solução e um novo estudo.

Alexander Alekhine X Frederick Yates

Estudo de Final 10

Brancas jogam e ganham.

Solução do estudo anterior.

5 comentários em “Quarta de “Finais” (10)”

  1. 1.Rd3!, Rd7! (Se 1…,Re6 2. Rd4+-) 2. e4!, f4. (Se 2…,Re6 3.exf5+ +- ou se 2…, fxe 3. Rxe4 +-). 3. Re2, Re6 4. Rf2!, Rxe5 5. Rf3 +-.

    Ganha-se também jogando 1. e4!! seguido de 2.Rd3 com transposição de lances.

  2. Renato, perdão, mas devo supor que, quando escreves avanço do peão, tu se referes ao peão da coluna “f” e não da coluna “b”. Na verdade “e4!!” faria mais o estilo de Alekhine (note que o lance lhe assusta – tu pensas que perde ou empata) visto que ele possuía uma concepção artística do xadrez – adorava um show no tabuleiro! Bem… De qualquer modo, eis aí a sequência que não vistes: 1. e4!!, f4. 2. Rd3, Re6 (se 2…,Rd7. 3.Re2, Re6. 4.Rf2!, Rxe5. 5.Rf3 +-, percebes que as brancas forçam a posição?! “Todos os caminhos levam à Roma.”) 3.Re2, Rxe5. 4.Rf3 +-. Não sei o que o dr. Alekhine jogou nesta posição, mas agradeceria se o responsável pela coluna nos fizesse a gentileza de informar , caso possa. De antemão agradeço.

  3. Descobri! Alekhine jogou essa partida contra Yates em 1910. Seu lance foi 1.Rd3. Bem…Como ele tinha somente 18 anos à epoca (praticamente início de sua carreira como mestre) , é natural que fosse mais prudente em um torneio daquele nível e contra um adversário de peso como o Yates e em um possível aperto de tempo, que ele seguisse uma linha mais segura. “Alexander o Grande”.

    Até!

  4. Olá Palamède,
    Desculpe pela demora na publicação da coluna, semana passada estive muito ocupado, mas já normalizamos a publicação tanto da coluna de finais como da de tática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *